Nossa História

Instituição Espírita Benecifente Allan Kardec


         Na década de 1960 surgiu o movimento espírita em Guarabira quando o irmão João Travassos juntamente com o seu sobrinho Edson Queiroz, resolveram se reunir na residência do Sr. João Alves de Souza, contador aposentado, que na época já contava 85 anos de idade, e juntos começaram a encontrar-se na citada residência. Com o passar dos dias, começou a propagar-se estes encontros e, o grupo foi crescendo, pois, a eles juntaram-se outros admiradores da Doutrina Espírita.

        Com o crescimento do grupo, já contando com muitos adeptos com mediunidade aflorada dos quais pode-se citar alguns como: Edson Queiroz, João Travassos, João Alves de Souza, José Lucena Lira, Valfredo Pereira e sua esposa Benedita Pereira, José Paulo da Silveira, Severino e Geraldo Nocolau, Estela Barbosa, Fernando de Fausto, Manoel Cunha, Maria Elias, José Travassos, Azuir Souza e Antonio Albuquerque Lira, e muitos outros que tinham o mesmo ideal de conhecer mais a fundo a Doutrina, resolveram fundar o primeiro Centro Espírita em Guarabira. Depois de decidido que o Centro seria fundado, alugaram uma casa na rua Clemente Pereira, e lá o Centro foi fundado, no dia 18 de julho de 1971, com a denominação de Centro Espírita Beneficente Allan Kardec. Nessa época a reuniões eram apenas públicas objetivando levar o Evangelho Segundo o Espiritismo às pessoas que buscavam a casa como ponto de apoio espiritual.

           Durante muitos anos vários trabalhos foram realizados como: formação de grupos de estudo da Doutrina Espírita, Evangelização infanto-juvenil, distribuição de sopa as famílias carentes e feirinhas fraternas, campanhas ‘Vista seu irmão e sinta feliz’ e ‘Campanha do agasalho’. O CEBAK esteve por muitas vezes às portas do fechamento de suas atividades por falta de recursos, no entanto estamos conseguindo, com muita garra e ajuda de Deus, nosso Pai Maior, transpor os obstáculos e manter funcionando humildemente a 1ª Casa Espírita de Guarabira, e confiamos no Cristo Nosso Irmão Maior que esta permanecerá viva nos corações de todos os irmãos que acreditam que o amor constrói edifícios que o tempo não destrói e nem corroe edifícios estes que lavaremos no coração para onde quer que sigamos em nome do Cristo e pelo nosso Pai Criador.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0